Conteúdo Mundo API

Por que a saúde precisa de APIs?

Por todo o mundo, ainda os serviços de saúde apresentam muita ineficiência em diversas camadas. Um dos principais agravantes da situação é o fato de pessoas e sistemas não estarem se comunicando devidamente, o que leva ao desperdício de recursos e de tempo. Como sabemos, as APIs são excelentes para a comunicação entre sistemas e finalmente estão sendo usadas no setor da saúde.

APIs para diagnósticos

ApiMedic é um serviço com o qual pacientes podem checar sintomas para ter uma ideia do que possam estar sofrendo. O interessante nisso é que hospitais de todo o mundo estão começando a usar o serviço conforme a pressão aumenta na indústria de saúde. Desenvolvedores do Istanbul University Hospital, por exemplo, embedaram o sistema a seu website de forma que os pacientes podiam agendar consultar com o especialista correto.

E não são somente os pacientes que podem usar APIs para diagnósticos. Para obter diagnósticos mais facilmente, rapidamente e assertivamente, médicos precisam dos mais completos dados eletrônicos de registros de seus pacientes. Frequentemente, médicos sofrem com sistemas lentos que fornecem dados incompletos. Por isso, Doctrly disponibiliza uma API aberta que fornece dados de registros de pacientes praticamente em tempo real para apps criados usando o sistema. Ao que tudo indica, APIs são uma ferramenta muito valiosa na melhora de eficiência de diagnósticos tanto para pacientes quanto para médicos – o que pode ter implicações importantes quando alguns minutos podem significar a diferença entre a vida e morte.

Clareza para pacientes

Comunicação entre médicos e pacientes não é fácil. Médicos usam frequentemente terminologias não muito familiares aos pacientes – que por vergonha ou por excesso de informação acabam nem sempre saindo do consultório sabendo tudo que precisam.

MedlinePlus Connect é um serviço desenvolvido pelo National Institute of Health que “converte” diagnósticos, medicações e códigos de testes de laboratório em uma descrição simples em texto. Com isso, ao invés de tentar memorizar todos os resultados de exames ou a medicação da qual precisam (para quando forem buscar uma segunda opinião médica ou até mesmo para contar para seus familiares), os pacientes podem inserir alguns códigos num app e obter uma análise detalhada do diagnóstico em uma linguagem que realmente compreende.

Facilitando operações para profissionais da saúde com APIs

Tão importante quanto facilitar processos para pacientes é auxiliar profissionais da saúde a gerenciar seus negócios.

Um grande problema enfrentado por médicos é o fato de terem que usar diversos sistemas para gerenciar seus consultórios, cobrar seus pacientes e lidar com registros eletrônicos. Por isso o drchrono, por exemplo, disponibiliza API e SDK de forma que os médicos podem reunir isso tudo em um único lugar.  Além de aproveitar todo o poder de integração das APIs para serviços básicos do dia a dia de médicos, o drchrono ainda possibilita inúmeras parcerias pela integração com outros serviços como o aplicativo de estetoscópio eletrônico da Eko, aplicativo que preenche cancelamentos de consultas automaticamente e até mesmo de auto agendamento.

O futuro da saúde com APIs

O mais fascinante sobre as APIs na saúde é que muito em breve farão com que as informações sobre paciente serão aproveitadas ao máximo por diversas camadas.

Imagine uma ambulância chegando ao local de um acidente de carro e sendo capaz de verificar em instantes todo o histórico médico dos envolvidos. Os médicos saberão de suas alergias, marcapasso, informações para doação de órgãos e muito mais.

Quando se trata de APIs, segurança de dados não deve ser um problema. Pelo contrário, APIs podem auxiliar na reformulação de um sistema ainda mais seguro que o atual. O especialista em saúde Peter Nichol sugere que cada paciente receberá um código e um endereço para desbloquear seus dados e permitir acesso, sendo que contribuintes com os registros teriam outra assinatura para combinar com a do paciente e autenticar seu próprio acesso.

Traduzido e adaptado de Nordic APIs

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *