Conteúdo Mundo API

Mundo API realiza palestra sobre IoT em parceria com Google

Internet of Things foi apontada pelo Gartner como uma das dez principais tendências tecnológicas para 2016 e estima-se que até 2020 mais de 50 bilhões de dispositivos estarão integrados – movimentando em torno de 15 trilhões de dólares mundialmente em até 20 anos. Para se ter uma noção do alcance atual da Internet of Things, hoje existe no mundo mais dispositivos conectados que pessoas!

E para aprofundar o debate em torno do uso de APIs em IoT, Mundo API reuniu no auditório do Google em São Paulo profissionais de diversos segmentos para apresentar soluções já existentes nesse cenário e incentivar os participantes a explorarem mais esse universo tecnológico em expansão.

O primeiro palestrante, Immo Oliver Paul, CEO da Carenet, compartilhou a relevância que wearables tem tomado no cotidiano dos usuários, auxiliando no monitoramento e manutenção da saúde. “Você não faz revoluções, você faz ajustes”, explica o CEO. Segundo ele, os wearables já auxiliam o usuário a viver de uma forma mais saudável e em breve poderão inclusive identificar com mais precisão determinados riscos como ataques cardíacos, por exemplo.

Em seguida foi a vez dos donos da casa: Gabriel Nieri de Carvalho apresentou as possibilidades em location solutions com a Google Maps API, queridinha dos desenvolvedores. O Latam Sales Engineer do Google Maps for Work fascinou os convidados ao falar sobre o potencial dos beacons e dos aparatos que já estão disponibilizados para desenvolvedores no Google Maps for Work. Você pode conferir aqui a apresentação do Gabriel 😉

Já o palestrante internacional e evangelista de APIs, Orlando Kalossakas, apresentou com grande propriedade o panorama atual de IoT e como as APIs são parte essencial para o seu desenvolvimento. Ao final, apontou que, apesar de Internet of Things trazer muitas possibilidades boas para o mercado e para o cotidiano dos usuários, também pode trazer riscos à segurança de dados e consequentemente dos próprios usuários. As questões de segurança em IoT ainda precisam passar por diversas analises, principalmente no campo jurídico, mas Orlando deixa um recado para os que estão por detrás dos processos de IoT: que usem a cabeça para o bem e não como Zidane na Copa de 2006.

E finalizando o evento, Mundo API sorteou quatro bolsas para cursos SHIFT cedidos pelos parceiros da FIAP, no qual os ganhadores poderão escolher qual curso realizar em uma das melhores escolas de tecnologia e inovação do país.

Confira abaixo o vídeo sobre o evento!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *