Mundo API

Entenda como as APIs estão impactando a temporada de compras de final de ano

Shoppers grab televisions at the Target in Knoxville, Tenn., minutes after it opened on Friday, Nov. 25, 2011. Shoppers flocked to stores at midnight, hoping to score deep discounts on everything from appliances and televisions to toys and clothes on Black Friday. (AP Photo/The News Sentinel, Wade Payne)

A Black Friday marca o início da temporada de compras de final de ano. Tradicionalmente antecedida pelo dia de Ação de Graças comemorado nos EUA, a Black Friday atrai mundialmente compradores ávidos por ofertas tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Mas diferentemente de qualquer outra temporada, em 2015 é possível afirmas que toda essa época é baseada em APIs – que cada vez mais se difundem por todos os tipos de interação de consumidores.

Dinâmica de preços

Tradicionalmente dominada por vendedores online, a dinâmica de preços de produto está cada vez mais disponível para varejistas. Baseado em big data e ás vezes até mesmo inteligência artificial, essa dinâmica envolve ofertas de preços competitivos de forma que o vendedor não saia no prejuízo. A questão é: uma vez que o melhor preço tenha sido computado, como a loja cruza as propriedade online e lojas físicas, com base em checkouts ou prateleiras?

Visando isso, a integração online por APIs surge como forma fácil e sistemática de ajustar preços de sistemas de ecommerce, disponibilizando-os em lojas físicas também de forma inteligente. Outro recurso que provê maior agilidade são as etiquetas de preços digitais que, além de evitar a necessidade de mandar um funcionário alterar a etiqueta manualmente, obtém as informações de checkout em tempo real. Tudo graças às APIs!

Experiência unificada

Para sites de ecommerce, obter informações sobre seus clientes é fichinha nos tempos de hoje, enquanto que lojas físicas ainda possuem formas rudimentares de identificar clientes antes de passarem no caixa finalizando a compra.

Mas com o auxílio de apps isso está mudando rapidamente. Com eles, é possível tanto guiar os clientes pelos corredores que mais se adequam a seus interesses quanto fornecer informações sobre seu comportamento dentro das lojas para os vendedores. A partir do uso das mesmas APIs de sites de ecommerce, os apps de compradores criam integrações online e off-line com a marca, proporcionando uma experiência unificada.

Parcerias e marketplaces

Quando se trata de uma economia de APIs, estamos falando da possibilidade de infinitas integrações que por si só têm o poder de viabilizar parcerias efetivas entre diversas empresas e segmentos. Hoje, a partir de marketplaces, plataformas online podem oferecer uma ampla gama de produtos e serviços, oferecendo mais opções e comodidade para o consumidor final. E isso só é possível por conta dos backends de APIs que alimentam esses marketplaces, que cada vez mais facilitam a conexão com novos sistemas para o mesmo backend.

Adaptado de InfoWorld