Conteúdo Mundo API

Entenda como as APIs estão impactando a temporada de compras de final de ano

A Black Friday marca o início da temporada de compras de final de ano. Tradicionalmente antecedida pelo dia de Ação de Graças comemorado nos EUA, a Black Friday atrai mundialmente compradores ávidos por ofertas tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Mas diferentemente de qualquer outra temporada, em 2015 é possível afirmas que toda essa época é baseada em APIs – que cada vez mais se difundem por todos os tipos de interação de consumidores.

black-friday-stampede-o

Dinâmica de preços

Tradicionalmente dominada por vendedores online, a dinâmica de preços de produto está cada vez mais disponível para varejistas. Baseado em big data e ás vezes até mesmo inteligência artificial, essa dinâmica envolve ofertas de preços competitivos de forma que o vendedor não saia no prejuízo. A questão é: uma vez que o melhor preço tenha sido computado, como a loja cruza as propriedade online e lojas físicas, com base em checkouts ou prateleiras?

Visando isso, a integração online por APIs surge como forma fácil e sistemática de ajustar preços de sistemas de ecommerce, disponibilizando-os em lojas físicas também de forma inteligente. Outro recurso que provê maior agilidade são as etiquetas de preços digitais que, além de evitar a necessidade de mandar um funcionário alterar a etiqueta manualmente, obtém as informações de checkout em tempo real. Tudo graças às APIs!

Experiência unificada

Para sites de ecommerce, obter informações sobre seus clientes é fichinha nos tempos de hoje, enquanto que lojas físicas ainda possuem formas rudimentares de identificar clientes antes de passarem no caixa finalizando a compra.

Mas com o auxílio de apps isso está mudando rapidamente. Com eles, é possível tanto guiar os clientes pelos corredores que mais se adequam a seus interesses quanto fornecer informações sobre seu comportamento dentro das lojas para os vendedores. A partir do uso das mesmas APIs de sites de ecommerce, os apps de compradores criam integrações online e off-line com a marca, proporcionando uma experiência unificada.

Parcerias e marketplaces

Quando se trata de uma economia de APIs, estamos falando da possibilidade de infinitas integrações que por si só têm o poder de viabilizar parcerias efetivas entre diversas empresas e segmentos. Hoje, a partir de marketplaces, plataformas online podem oferecer uma ampla gama de produtos e serviços, oferecendo mais opções e comodidade para o consumidor final. E isso só é possível por conta dos backends de APIs que alimentam esses marketplaces, que cada vez mais facilitam a conexão com novos sistemas para o mesmo backend.

Adaptado de InfoWorld

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *