Conteúdo Mundo API

APIs abertas e Portal de APIs: Engajando desenvolvedores e fortificando negócios

Mais do que inevitáveis, as APIs são extremamente desejáveis para os negócios hoje, já que agregam flexibilidade aos negócios e viabilizam diversas integrações/parcerias – aspectos fundamentais par criar “experiências” aos clientes finais. Quem ainda não percebeu isso está perdendo o bonde [sic] ou sofrendo de miopia de marketing.

Como sabemos, essas APIs podem ser de uso privado ou público. Cada tipo possui características de uso de acordo com o público que a empresa pretende atender. Contudo, é difícil ignorar o impacto que APIs abertas podem trazer para comunidades de desenvolvedores e, consequentemente, para os negócios.

Afinal, APIs públicas atraem desenvolvedores ávidos por novos recursos para suas criações que cada vez mais usam integrações. É importante lembrar que os desenvolvedores são profissionais que detém um potencial enorme de criação de novos serviços e ferramentas para solucionar problemas, atendendo diversas camadas da população. Basta observarmos como os negócios digitais em ascensão são impulsionados por ideias brilhantes de desenvolvedores, movimentando mercados crescentes e ditando comportamentos da sociedade. Tudo isso por causa dos desenvolvedores que por tantos anos foram considerados “meros nerds”. Hoje, o mundo tem muito a ganhar com eles.

Podemos dizer com isso que a questão já não deve ser mais adotar ou não estratégias de APIs, mas sim como usá-las para engajar mais desenvolvedores. Tratar de APIs como um produto para se manter relevante no mercado é um tópico que exige atenção, assim como compreender que quanto mais desenvolvedores usando suas APIs, maior a sua penetração de mercado e maior o sucesso. Por isso é necessário pensar em abordagens voltadas para quem realmente vai colocar as mãos nas APIs e aprovar ou não os seus serviços.

Para tal é super importante que você tenha um Portal de APIs. Não qualquer portalzinho meia boca que os desenvolvedores irão falar mal [sic]. Mas, um portal de respeito que fará com que o engajamento ocorra e que dê vontade ao desenvolvedor de usar as suas APIs. Para tal, um Portal de APIs deve ter todas as suas APIs (óbvio) publicadas e muito bem documentadas, com exemplos de código em diversas linguagens, animações, documentos de suporte, vídeos, etc.

No seu Portal de APIs, o desenvolvedor não pode demorar para entender do que se trata a sua API e como ela funciona, pois uma má documentação não vai fazer com que este se apaixone pelos seus serviços. Muito pelo contrário: fugirá!

Logo, invista também em tutoriais, fóruns de perguntas e respostas e tudo que permitir o maior engajamento possível com o dev. Em resumo a regra é: Não economize em seu Portal de APIs para ter engajamento! Este poderá ser o fator decisor de escolha entre a expansão do seu negócio ou de seu concorrente.

Quando pensamos em desenvolvedor e negócios, vem o termo: B2D(business to developer). Ou seja, seu trabalho não é somente compreender a mente do desenvolvedor e sua comunidade, mas também se mostrar parte dela, pois você deseja fazer negócios com seus integrantes.

Alias, nesse contexto de crescimento exponencial de APIs e tecnologias correlatas (Internet of Things e Big Data, por exemplo), faça com que TI e negócios estejam alinhados, pois a modalidade B2D ganha força. Diga para o seu departamento de marketing realizar ações voltadas para o desenvolvedor, por isso se faz necessário usar uma estratégia diferente do B2C ou B2B. Certamente as APIs e o seu Portal de APIs  são um bom começo.

Dica: Nas ações de B2D. Não adianta florear o seu produto (sua API), pois só de bater o olho os desenvolvedores já vão perceber se a propaganda condiz com a realidade, seja direto e claro o que a sua APIs faz ou não. Também esteja preparado para perguntas complicadas, pois desenvolvedores se preocupam bastante em entender o que lhes é apresentado para ter certeza de que estão investindo no produto certo para suas necessidades.

Por fim, lembre-se de que os desenvolvedores precisam confiar em você e em sua marca. Com isso, você terá muito mais chances de se tornar significante para a comunidade de desenvolvedores e até mesmo criar uma em torno de suas APIs, conquistando papel relevante no mercado atual que cada vez mais é conduzido por esses profissionais.

Agora, para criar um Portal de APIs indico fazer com um Gerenciadores de APIs , seja este open source ou não. Nada de fazer na mão com notação swagger-jaxrs e publicar em um apache da vida, por favor! Não reinvente a roda!

 Bem, agora que você sabe que em sua estratégia digital não pode faltar um boa documentação de suas APIs, assim como um Portal de APIs e estratégia de MKT focado em B2D…mãos à obra!

Inté,

Antonio Bruce Gois
Antonio Bruce Gois (Linkedin)  –  Arquiteto de software e desenvolvedor. Também Fundador do Portal Mundo API e da consultoria SeedTS, com mais de dez anos de experiência na definição e implantação de soluções robustas, como SOA(long time ago) e nos últimos anos com API e Microserviços. 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *