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4 Dicas para usar APIs em estratégias de Marketing B2D

Estamos familiarizados com práticas B2B e B2C, mas conforme tecnologia e marketing digital permeiam todos os tipos de negócios, marqueteiros são forçados agora a entender e executar estratégias B2D – Business to Developer. O Marketing B2D foca em empresas que buscam atrair programadores (desenvolvedores web, desktop ou mobile) para suas APIs abertas a fim de construir softwares e ferramentas para fortalecer seus dados internos e propriedades.

APIs são importantes para os negócios porque permitem que programadores construam ferramentas únicas que acessam dados de empresas ou de um produto digital focado. Um exemplo de grande sucesso é o programa da Apple focado em desenvolvedores querendo criar apps que rodassem em iPad, iPhone e iPod touch. A marca fez um ótimo trabalho de documentação e de comercialização de suas APIs. Prova disso é sua app store em crescimento contínuo com novos aplicativos práticos para o cotidiano, de entretenimento e de promoção de marcas.

Abaixo estão algumas dicas para você começar no mundo do marketing de B2D:

Entenda o básico de APIs

Enquanto a maioria de grandes empresas têm seus próprios programadores que compreendem como APIs funcionam, empresas de pequeno e médio porte podem não ter tanta experiência. Mas não se preocupe: você pode aprender sobre o funcionamento técnico das APIs no Code Academy gratuitamente. E através do conteúdo do Mundo API – matérias, vídeos, webinars, palestras e vários tipos de eventos – você mergulha na visão empreendedora das APIs, aprende sobre o assunto e ainda integra uma comunidade pujante de negócios e parcerias!

Garanta que suas ferramentas se adequem ao público alvo

As ferramentas que programadores usam para acessar sua API deve ser compatível com a audiência de desenvolvedores que você busca. Apple fornece ferramentas educacionais para suas iOS APIs que oferecem uma introdução gentil para um público menos experiente.

Os módulos incluem as ferramentas necessárias, os principais conceitos e boas práticas para ajudar no desenvolvimento. A Apple construiu ferramentas simples de forma que qualquer pessoa interessada em criar um app consiga acesso facilmente e compreenda o que precisa fazer para criar uma aplicação compatível com seus requerimentos. Também criaram documentação para públicos mais avançados.

 Faça de forma acessível e de fácil compreensão

Acessibilidade é fundamental. Se seu público não consegue encontrar sua API, então você tem um grande problema em mãos. Faça um site e outras ferramentas que hospedem a documentação e a tecnologia necessária para programadores começarem. Você também irá precisar lançar e divulgar sua API, o que pode ser feito a partir de anúncios pela imprensa, através de redes sociais e trabalhando com desenvolvedores evangelistas que propaguem a API em seu network, além de contar com o suporte de parceiros especializados como o Mundo API.

Além disso, assim como é feito nos programas de marketing de B2B e B2C, conhecer seu público também é essencial no processo de marketing para B2D. Um público mais avançado será capaz de compreender detalhes técnicos, então focar na linguagem de sua expertise é importante. Se o seu objetivo é atrair uma gama mais ampla de desenvolvedores web e de programadores que possam não ter técnicas tão avançadas, sua mensagem precisa ter um tom diferente e mais pedagógico.

Crie oportunidades de inovação e recompense a participação

Mais e mais empresas estão procurando desenvolvedores para ajudar a inovar e criar novos produtos com as APIs que desenvolvem. Dar oportunidades a esses indivíduos de trabalhar lado a lado com seus pares é uma ótima forma de fazê-los pensar novas formas de fortalecer sua API. Isso pode ser feito por hackathons, eventos de programação online, competições de startups ou qualquer outro ambiente que dê acesso para uma API e a habilidade de submeter uma ideia para revisão.

Recompensas também ajudam e é claro que dinheiro é um grande atrativo para participação nesses programas. Além da recompensa financeira, você pode oferecer cursos, parcerias e outros prêmios.

Adaptado de Adage, por Sabeen Ali, CEO da AngelHack

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